6 de julho de 2010

Morro dos Ventos Uivantes

Eu amo esse livro desde muito tempo. Eu lembro que foi há uns dois anos atrás eu estava indo pras aulas de contra baixo e parei pra ver um cara com uns livros espalhados pelo chão. Eu já queria o livro havia séculos, então perguntei o preço e... pois é, R$5,00 capa dura e relativamente perfeito. Depois disso, toda vez que eu não tenho nada pra ler ou sinto vontade, vou ler Emily Brönte. Não sei porque, mas de alguma forma eu me identifico com eles.(Heathcliff/Cathy) Ele já tá todo caindo, mas não me canso de ler. Todo mundo tem seu livro de cabeceira, talvez, esse seja um dos meus.

--------- x ----------

"Se eu estivesse no céu, seria extremamente infeliz. O céu não me parece minha verdadeira residência. Não me interessa casar com Edgar Linton, como não me interessava estar no céu. E se o sujeito perverso que aqui vive não houvesse degradado tanto Heathcliff, eu não teria pensado nisso. Agora me degradaria eu mesma, se casasse com Heathcliff. Assim ele nunca saberá como eu o amo. E isso não porque seja belo, Nelly, mas porque ele é mais eu do que eu mesma. Seja de que forem feitas nossas almas, a dele e a minha são as mesmas, e a de Linton é tão diferente como um raio de lua de um clarão, ou como a geada do fogo." (Cathy Earnshaw)

-------- x ----------

"— Que desperte no meio dos tormentos! — gritou ele com terrível veemência, batendo com os pés e gemendo, em um súbito paroxismo de desgovernada paixão. — Será que ela mentiu até o fim?! Onde está ela? Lá não... no céu não... consumida não... onde? Oh! Tu dizias que não davas importância a meus sofrimentos! E eu, eu rezo uma oração... hei de repeti-la até que minha língua se entorpeça... Catherine Earnshaw, possas tu não encontrar sossego enquanto eu tiver vida! Dizes que te matei, persegue-me, então! A vítima persegue seus matadores, creio eu. Sei que fantasmas têm vagado pela Terra. Fica sempre comigo... encarna-te em qualquer forma... torna-me louco! Só não quero que me deixes neste abismo, onde não posso te encontrar! Oh, Deus, é inexprimível! Não posso viver sem a minha vida! Não posso viver sem a minha alma!" (Heathcliff)

Nenhum comentário: